descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Notícias

20 milhões para empreendedorismo e criação de empresas
Já abriram 15 mil novas empresas em 2023

2023-05-23
Empreende XXI IEFP

No primeiro trimestre de 2023 foram criadas 15 066 novas empresas em Portugal, um crescimento de 7,5% face ao primeiro trimestre do ano passado. Com base nos últimos dados do Barómetro Informa D&B, este foi o 6º trimestre em que se registam crescimentos consecutivos na criação de empresas no nosso país.

A consciência de que fomentar e apoiar novos projetos empresariais é assegurar o crescimento da economia e o futuro da sociedade faz reforçar as iniciativas para incentivar os projetos de empreendedorismo, a criação de empresas e do próprio emprego.

O IEFP- Instituto do Emprego e Formação Profissional, lançou um programa que visa a criação de empresas ou do próprio emprego com uma dotação orçamental de 20 milhões de euros. O Empreende XXI, programa de apoio a novos empreendedores, é desenvolvido pelo IEFP em parceria com a Startup Portugal, e tem candidaturas a decorrer até 28 de dezembro.

Este programa apoia novos projetos empresariais num montante até 85% do total elegível, sendo 40% via subsídio não reembolsável e 45% via empréstimo sem juros. Os restantes 15% deverão ser assegurados por capitais próprios e o apoio do IEFP não pode exceder os 200 mil euros.

Pode candidatar-se ao Empreende XXI qualquer pessoa inscrita no IEFP que tenha uma ideia de negócio económico-financeiramente viável. Os candidatos não necessitam de estar a receber subsídio de desemprego e os projetos têm de estar localizados em Portugal Continental.

Para o programa são elegíveis projetos de criação de empresas ou do próprio emprego, nomeadamente: "Constituição de entidades privadas com fins lucrativos; constituição de cooperativas; desenvolvimento de atividade como trabalhador independente, com rendimentos empresariais ou profissionais.” O processo de candidaturas ao Empreende XXI está disponível em https://empreendexxi.pt/.

Para além deste programa, os projetos empresariais em fase de arranque também podem contar com soluções de financiamento com garantia mútua como a Linha ADN -Start Up, que apoia, em condições favoráveis, operações de financiamento bancário até 50 mil euros. Só são abrangidas empresas até quatro anos de existência e os financiamentos podem chegar a 12 anos, com períodos de carência até 24 meses e a Norgarante a garantir até 75% do capital em dívida. Outra linha com garantia mútua disponível é Linha de Apoio ao Empreendedorismo e Criação do Próprio Emprego que visa facilitar aos desempregados, jovens à procura do primeiro emprego e trabalhadores independentes com baixos rendimentos a criação da sua própria empresa através de empréstimos bancários com bonificações em parceria com o IEFP.

Ver todas as noticias