descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Notícias

36 milhões de euros para territórios de “baixa densidade” do Norte

2021-07-08

O Presidente da CCDR-N - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, António Cunha, anunciou o lançamento de um concurso de 36 milhões de euros de apoios da União Europeia para projetos empresariais localizados em zonas de "baixa densidade” da Região Norte. 

Estes projetos deverão estar integrados num dos cinco "Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos” (PROVERE) da Região Norte, sendo o financiamento assegurado através do Programa Operacional NORTE 2020, gerido pela CCDR-N. Até ao momento, o investimento total de fundos europeus do NORTE 2020 ascende a 71 milhões de Euros, dos quais metade (mais de 35 milhões) correspondem a decisões recentes de aprovação de investimentos.

Na Região Norte, são 5 os "PROVERE”: o programa "Minho Inovação” (no Alto Minho, Cávado e Ave), o "AQUANATUR” (Alto Tâmega), o "Terras Trás-os-Montes”, o "Douro 2020” (no Douro) e o "Turismo Para Todos” (no Tâmega e Sousa).

Ao abrigo destes programas, são financiados investimentos públicos - para a valorização de recursos territoriais, através de infraestruturas de apoio à visitação ou à experiência turística, ou para a reabilitação de património cultural e natural, e projetos empresariais ligados à hotelaria e restauração, empresas de animação turística e negócios do setor do agroalimentar, património e artesanato.

Ver todas as noticias