descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Notícias

COTEC cria instrumento de ‘rating’ para avaliar inovação empresarial

2021-02-20
inovação empresarial

O Banco Português de Fomento (BPF) e o Banco Europeu de Investimento(BEI) são duas das instituições que se juntaram à COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação na criação de um novo instrumento de ‘rating’ no nosso país, que pondera os investimentos em inovação e relaciona os seus impactos com a rentabilidade e robustez financeira das empresas.

A empresa com o Estatuto Inovadora COTEC – cuja atribuição equivale à outorga de um selo de reputação e prestígio que valida a respetiva estratégia de inovação – acederá a financiamento bancário em condições vantajosas e irá ser mais eficiente na gestão do seu risco de crédito.

A atribuição do estatuto, que é válido por um ano, é da responsabilidade de uma Comissão de Acompanhamento, em que estão representadas a COTEC, que presidirá, e as entidades parceiras da iniciativa. É o caso do Banco BPI, do Bankinter, da Caixa Geral de Depósitos, do Millennium BCP e do Santander Totta, para além dos já referidos BPF e BEI. O INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial e a DGEEC - Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência também apoiam o projeto e terão representantes na Comissão de Acompanhamento.

Neste primeiro ano, as empresas portuguesas interessadas, excluindo sociedades gestoras de participações sociais, devem candidatar-se até ao próximo dia 5 de março, sendo condição imperativa que antes tenham preenchido o formulário eletrónico do IPCTN19 – Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional de 2019.

Nos termos do regulamento da iniciativa, a outorga do Estatuto Inovadora COTEC obedece a métricas utilizadas pelas instituições financeiras para avaliar a robustez da tesouraria e a capacidade de gestão das empresas, entre os quais volume de negócios, VAB ou exportações, e referenciais de inovação, como a intensidade de investigação e desenvolvimento (I&D) e número de projetos e registos na área da propriedade intelectual.

A sessão de apresentação do Inovadora COTEC decorreu no passado dia 28 de janeiro, em formato digital, e contou com a participação de Marco Neves, Administrador Executivo no BPF.

Ver todas as noticias