descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Notícias

Dois grandes eventos da UE em maio no Porto

2021-04-12
Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia

Nos próximos dias 7 e 8 de maio, o Porto acolherá dois dos principais eventos da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia: a Cimeira Social e a Cimeira EU-Índia.

O primeiro a realizar-se será a Cimeira Social e deverá contar com a participação de chefes de Estado e de governo dos 27 países da UE, de responsáveis de várias instituições europeias, parceiros sociais e outros agentes sociais.

A agenda estará dominada pela operacionalização do plano de ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, como recentemente adiantou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.Seguir-se-á um Conselho Europeu informal.

O segundo grande evento, cuja importância política e diplomática atrairá para o Porto a atenção dos média internacionais, tanto mais que a edição anterior, no Verão do ano passado, se realizou por videoconferência por força da pandemia, é a 16.ª Cimeira UE-Índia.

Tem lugar no dia 8 do próximo mês e contará com as presenças dos presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu, Ursula von der Leyen e Charles Michel, respetivamente, e do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. António Costa participará enquanto chefe do Governo de Portugal, país a quem no corrente semestre cabe a Presidência do Conselho da UE.


Ver todas as noticias