descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Notícias

Garantia Mútua viabilizou financiamentos de 8.900 M€

2021-06-16
financiamento empresas

No ano passado, o Banco Português de Fomento (BPF) e as três instituições financeiras que estão na sua génese (SPGM, IFD e PME Investimentos) fizeram chegar à economia nacional mais de 7,4 mil milhões de euros.

Só o Sistema de Garantia Mútua, de que a Norgarante faz parte, foi responsável por 7.245 milhões de euros em garantias, permitindo aos operadores económicos que delas beneficiaram aceder a 8,9 mil milhões de euros de financiamento, em operações contratadas por mais de 61 mil empresas, com um volume agregado de emprego da ordem dos 769 mil trabalhadores. Os investimentos efetuados rondaram os 9,2 mil milhões de euros.

No fim do ano passado, mais de 89 mil empresas portuguesas beneficiavam da Garantia Mútua em Portugal. Nessa altura, as quatros sociedades de garantia mútua portuguesas (Norgarante, Lisgarante, Garval e Agrogarante) mantinham uma carteira viva de 9,97 mil milhões de euros, montante usado pelos mutualistas em financiamentos que atingiam perto de 13,6 mil milhões de euros.

Só a Norgarante em 2020, garantiu mais de 3,15 mil milhões de euros, tendo chegado a 31 de dezembro com uma carteira viva superior a 4,27 mil milhões de euros de garantias e cerca de 36 mil entidades apoiadas. Foram emitidas mais de 28 mil garantias em benefício de 24.281 empresas que puderam fazer investimentos de mais de 4 mil milhões de euros, permitindo manter ou criar mais de 345 500 empregos.


Ver todas as noticias