descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Notícias

Norgarante ultrapassa as 63 mil empresas apoiadas

2021-08-15
Norgarante

Num percurso de quase duas décadas, aNorgarante apoiou a atividade e a manutenção do emprego de 63.178 micro, pequenas e médias empresas da região Norte e Centro Norte, tendo emitido 162 mil garantias bancárias, com um montante de 10,4 mil milhões de euros. O financiamento às empresas e à economia nacional, garantido através da Norgarante, foi de 17,9 mil milhões de euros, enquanto o investimento apoiado superou os 18,8 mil milhões de euros o que permitiu garantir a manutenção de mais de 890 mil postos de trabalho.

Nos primeiros seis meses deste ano, 1 735 empresas puderam contar com o apoio da Norgarante, tendo sido emitidas garantias, no valor de 204,6 milhões de euros, contribuindo, desta forma, para a manutenção de 25 708 postos de trabalho.

Com estes resultados, a Norgarante conseguiu, manter o apoio ao financiamento, investimento produtivo e ao emprego que caraterizam a sua atuação nos seus 19 anos de existência.

Atualmente a garantia mútua, disponibiliza 32 produtos para empresas de diversos setores de atividade, e para fins distintos, com uma dotação global superior a 5,6 mil milhões de euros. Este ano, foram lançadas seis linhas direcionadas para o Apoio à Economia Covid-19, com a finalidade de reforçar os apoios a sectores de atividade fortemente impactados pela pandemia, com uma dotação global de 1.560 milhões de euros.

A Norgarante apresenta uma carteira no montante 4,28 mil milhões de euros, mantendo 36 165 entidades com garantias vivas.

Globalmente, o Banco Português de Fomento (BPF) apoiou, no primeiro semestre de 2021, cerca de 10.000 empresas, que empregam 66 mil trabalhadores, por via de 1.682 milhões de euros de financiamento garantido, do coinvestimento de 44,5 milhões de euros em empresas através de instrumentos de capitalização e do financiamento de 8,7 milhões de euros aprovados em instrumentos de dívida.

Além do financiamento através da garantia mútua, o BPF gere 13 produtos ao nível dos instrumentos de capital, (tendo investido em 46 empresas, assegurando a criação de mais 535 novos postos de trabalho), e instrumentos de dívida ou financiamento (11 empresas apoiadas).
Ver todas as noticias