descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Notícias

Novos desafios numa era de transformação

2019-03-01
Teresa Duarte Foruns Norgarante

Em 2018 assistiu-se àcapacidade das empresas portuguesas de se adaptarem a uma economia cada vez mais global, acelerada por transformações tecnológicas e energéticas. Perante estes novos desafios, durante 2018 e já no início de 2019, a Norgarante e o Sistema Nacional de Garantia Mútua, em conjunto com os seus parceiros, reforçaram o seu apoio através do lançamento de novas de linhas de crédito com finalidades e condições mais ajustadas às necessidades das empresas.

Começamos por destacar o lançamento da Capitalizar 2018, que veio diversificar as fontes de financiamento e a melhoria das condições para o investimento, as novas Linhas de Apoio ao Desenvolvimento de Negócio (ADN) para PME, incluindo start-ups, com o principal objetivo de criar condições favoráveis no acesso ao financiamento, através de prestação de garantias em seu nome. Para apoiar empresas e empresários afetados por desastres naturais ou situações socio-económicas extremas foram lançadas a Linha de Crédito para Apoio a Empresas Afetadas pelo Furacão Leslie e a Linha Regressar Venezuela. As empresas industriais e do turismo viram o seu apoio fortalecido com o lançamento das linhas Capitalizar Turismo e  Eficiência Energética, para que possam implementar medidas que permitam a redução do consumo energético e a mudança das fontes energéticas fósseis para renovável, assim como investimento em empreendimentos turísticos.

Uma transformação em curso é a rápida digitalização da economia e da sociedade em que indivíduos e empresas encontram-se permanentemente ligados, um ciberataque é uma realidade que pode acontecer em qualquer momento, e das mais variadas formas, provocando elevados prejuízos financeiros e reputacionais. Por isso, em 2018, os VII Fóruns da Norgarante tiveram como tema "Cibersegurança: reduzir os riscos. Combater as ameaças”.

O compromisso da Norgarante no apoio às empresas, em 2018, traduziu-se na prestação de cerca de 10 mil garantias relativas a financiamentos aproximados de 1 000 milhões de euros, assegurando assim mais de 143 mil postos de trabalho, de quase 8 mil empresas, que fizeram investimentos aproximados na ordem dos 1 000 milhões de euros.

Estes números deixam claro que as empresas da Região Norte e Centro Norte podem contar com a nossa garantia para investir, melhorar a sua eficiência, crescer e estarem mais preparados para os novos desafios numa era de transformação.

Teresa Duarte

Presidente da Comissão Executiva

Ver todas as noticias