descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Notícias

Projeto “Novo Bauhaus Europeu” reforça a inovação sustentável

2021-10-13
New European Bauhaus

A Comissão Europeia criou o conceito Novo Bauhaus Europeu. Um projeto para acelerar a transformação de vários setores económicos, como os da construção e dos têxteis, e facilitar o acesso de todos os cidadãos a bens circulares e com menor intensidade de carbono.

"O Novo Bauhaus Europeu introduz uma dimensão cultural e criativa no Pacto Ecológico Europeu a fim de demonstrar de que modo a inovação sustentável se pode traduzir, no nosso dia-a-dia, em experiências concretas e positivas”, explica a CE.

Em 2021 e 2022 serão disponibilizados 85 milhões de euros destinados a iniciativas a realizar no âmbito Novo Bauhaus Europeu, e o financiamento virá de programas europeus, como o Horizonte Europa, o programa LIFE, e o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A Comissão vai, ainda, desafiar os Estados-Membros a integrar os valores do Novo Bauhaus Europeu nas respetivas estratégias de desenvolvimento territorial e socioeconómico e a mobilizar os elementos pertinentes dos seus planos de recuperação e resiliência, bem como dos programas relacionados com a política de coesão, a fim de criar um futuro melhor para todos.

No âmbito deste projeto, vai ser lançado um "laboratório do Novo Bauhaus Europeu”, um grupo de reflexão e de ação que se destina a cocriar, desenvolver protótipos e testar ferramentas, soluções e ações que permitirão facilitar a transformação no terreno. Este laboratório será regido pelo espírito colaborativo que está na base deste projeto a fim de harmonizar diferentes perspetivas, estabelecer ligações com a sociedade, a indústria e a política e entre os cidadãos e inventar novas formas de criação conjunta, adiantou a Comissão.

Ver todas as noticias