descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Notícias

Sustentabilidade ambiental
Disponíveis 100 milhões de euros para apoiar setor do turismo

2023-10-19
Linha Turismo +Sustentável

Num momento em que o setor do turismo está a registar um bom desempenho, tendo ultrapassado, de janeiro a julho deste ano os números pré-pandemia, batendo novos máximos nas dormidas e nas receitas turísticas, face a 2019, o Governo anunciou uma verba de 100 milhões de euros para apoiar as empresas privadas do setor a reforçar a sustentabilidade ambiental.

Com um total de 50 milhões de euros será lançada a Linha Turismo +Sustentável (com garantia mútua), em crédito disponibilizado pela banca para apoiar investimentos na área da sustentabilidade ambiental (gestão da energia, gestão da água, gestão de resíduos, biodiversidade). O valor máximo por operação será de 750 mil euros, com um prazo de reembolso máximo de 15 anos, incluindo quatro anos de carência. Está ainda previsto que 20% do valor da operação possa ser convertido em fundo perdido se a empresa cumprir determinados objetivos de sustentabilidade.

Outra novidade é o reforço de 30 milhões de euros do orçamento da Linha +Algarve, dirigidos exclusivamente a esta região. Depois de o anterior orçamento ter sido esgotado, este reforço até 2025 visa continuar a apoiar projetos de investimento desenvolvidos por empresas do setor do turismo, com o foco na requalificação de ativos turísticos.

Com uma dotação de 20 milhões de euros, a Portugal Ventures lançou a 2.ª edição da Call Turismo +Crescimento, com recurso ao Fundo Turismo +Crescimento (participado maioritariamente pelo Turismo de Portugal). Trata-se de um mecanismo de capital de risco, que capitaliza a empresa através da entrada do Fundo no respetivo capital social, que pretende apoiar empresas do setor do turismo que estejam em processo de crescimento e empresas que queiram desenvolver processos de agregação entre empresas.

Os números do Instituto Nacional de Estatística (INE), sobre o desempenho do setor do turismo mostram que, entre janeiro e julho deste ano foram registados 16,8 milhões de hóspedes no país e contabilizados 42,8 milhões de dormidas, um aumento de cerca de 10% em comparação com igual período de 2019. Neste período as receitas turísticas ascenderam aos 3,2 mil milhões de euros, um acréscimo de 39% face ao período homólogo de 2019.
Ver todas as noticias