descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Notícias

Garantia Mútua mais próxima das empresas com novas soluções de financiamento

2019-10-22
Linhas Garantia Mútua

A Garantia Mútua lançou três novas soluções de financiamento construídas à medida das necessidades de negócio das empresas. 

A Linha Apoio ao Desenvolvimento de Negócio ADN 2018 foi reforçada com dois novos instrumentos de apoio de às PME que permitem apoiar o financiamento dos processos de sucessão empresarial e de aquisição de participações sociais, e o financiamento à implementação dos novos requisitos associados ao cumprimento voluntário de obrigações fiscais. 

A sublinha "Apoio ao Desenvolvimento Negócio 2018 - Obrigações Fiscais”, no valor de 5 milhões de euros, destina-se a financiar os encargos das PME com as adaptações necessárias à implementação dos novos requisitos associados ao cumprimento voluntário de obrigações fiscais. As operações elegíveis consideram a aquisição de "software” e "hardware” e a formação necessária. O montante de financiamento é de 200 000 euros por empresa, para um prazo de 5 anos.

Um segundo instrumento, a sublinha "Apoio ao Desenvolvimento Negócio 2018 - Sucessão Empresarial e Incremento de Escala”, foi criado com um montante de 100 milhões de euros destinado a fomentar a competitividade e a produtividade empresarial através do financiamento de processos de concentração e de aumento de escala das empresas, e processos de sucessão e de aquisição de empresas. As operações elegíveis nesta linha incluem a aquisição de participações em empresas, ou o incremento de participações sociais, em empresas existentes ou a constituir (neste caso, no âmbito de processos de sucessão), até ao montante máximo de 90% do valor total do investimento. O montante mínimo de financiamento por empresa é de 250 000 euros e o máximo de 2 500 000 euros, para operações até 10 anos.

Anteriormente designada "Linha Regressar Venezuela”, um instrumento de financiamento que inicialmente se destinava a apoiar os portugueses regressados da Venezuela, a nova  "Linha Regressar” passou a considerar todos os Cidadãos Regressados a Portugal (CRP), emigrantes e lusodescendentes, independentemente da nacionalidade, que pretendam criar novos negócios ou adquirir partes sociais de empresas existentes. O montante máximo de financiamento por empresa é de 1.000.000 de euros, não podendo ser superior a 500.000 euros por cidadão regressado a Portugal, para operações com prazos máximos até 8 anos e possibilidade de beneficiar de um período de carência até 24 meses.

Para saber mais sobre estas soluções, que estarão disponíveis na segunda semana do mês de Novembro, contacte a Agência Norgarante mais próxima de si.

Ver todas as noticias