descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Notícias

Já foram lançados os primeiros avisos do Portugal 2030

2023-05-23
avisos do Portugal 2030

Os primeiros  avisos do Portugal 2030 foram lançados e abrangem áreas que vão da formação à saúde, ferrovia, ambiente, informação e comunicação, e assistência técnica, passando pela inovação  produtiva nas empresas. No total, estão a concurso cerca de 400 milhões de euros.

Na área da formação e capacitação, os Programas Regionais Norte, Centro, Alentejo e Algarve abriram candidaturas para Cursos Técnicos Superiores Profissionais, uma oferta educativa de natureza profissional que procura contribuir para o reforço de competências e para uma melhor resposta às necessidades do mercado de trabalho.

Na inovação produtiva os dois  avisos no âmbito do SI Competitividade Empresarial Inovação Produtiva (SICE) têm como objetivo apoiar operações individuais de investimento produtivo em atividades inovadoras, promovidas por PME do território continental nas regiões Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve.

O incentivo destina-se a apoiar a criação de um novo estabelecimento, o aumento da capacidade de um estabelecimento já existente, diversificação da produção de um estabelecimento para produtos não produzidos anteriormente no estabelecimento ou até a introdução de alterações nos processos de produção de um estabelecimento.

O Programa Pessoas 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão) apostou na formação avançada, abrindo candidaturas para o apoio a bolsas de doutoramento, privilegiando a sua orientação para o mercado, e no apoio à dinamização de iniciativas que reforcem a capacitação institucional dos parceiros sociais da CPCS.

Na área do ambiente, o Programa Sustentável 2030 (Programa Temático Ação Climática e Sustentabilidade) abriu candidaturas para projetos de proteção e defesa do litoral, que inclui ações de reposição e proteção costeira.          
 
Na ferrovia, o Programa Sustentável 2030 lançou um aviso para a renovação da Linha de Vendas Novas, que liga a Linhas do Norte e do Alentejo e que permitirá reforçar a ligação ferroviária do Porto de Sines com as plataformas logísticas nacionais e com a Europa. Abriu também um aviso para material circulante ferroviário, com vista à aquisição de 10 automotoras elétricas para as linhas regionais.

Na saúde, o Programa Lisboa 2030 lançou um aviso para equipamentos hospitalares, designadamente para as áreas da oncologia, cardiologia e oftalmologia, com o objetivo de aumentar a capacidade de resposta da rede de serviços hospitalares aos novos desafios epidemiológicos e demográficos.

O Programa Assistência Técnica e os Programas Alentejo 2030 e Algarve 2030 lançaram avisos na área da assistência técnica, com destaque para o apoio a operações que promovam a conceção de metodologias de comunicação inovadoras no âmbito de fundos europeus e ações piloto de prova de conceito.

Ver todas as noticias