descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Notícias

Linha Apoiar Turismo 2021 reforçada com nova garantia. Norgarante já apoiou 78 empresas com um montante superior a 9 milhões de euros

2022-09-29

A Linha Apoiar Turismo foi reforçada com uma nova garantia. Às três linhas específicas em vigor foi acrescentada a Linha Específica "Apoio Turismo 2021 - Garantias Técnicas", que se destina a garantias financeiras e de boa execução prestadas a favor de terceiras entidades, nacionais ou estrangeiras, que assegurem a boa execução de investimentos ou de eventos, ou o bom cumprimento de obrigações de pagamento.

Podem apresentar projetos a esta linha Micro, Pequenas ou Médias Empresas  (PME), Small Mid Cap, Mid Cap, e grandes empresas de diferentes atividades do setor do turismo e localizadas em território nacional. A linha tem um montante máximo de garantia por operação de cinco milhões de euros e prazo global de financiamento pode ir até 10 anos.

Desde que a Linha Apoiar Turismo 2021 abriu, em janeiro deste ano, até ao final de agosto, a Norgarante apoiou 78 empresas, num total de 79 garantias emitidas. O montante contratado até ao momento é já superior a 9 milhões e quinhentos mil euros e as empresas beneficiárias situam-se maioritariamente nos concelhos do Porto, Ílhavo e Matosinhos.

O montante global da linha também foi reforçado para 300 milhões de euros e além desta nova linha, estão disponíveis a Linha Específica "Apoio Turismo 2021 - Fundo Maneio" (financiamentos bancários de curto, médio e longo prazo para operações destinadas exclusivamente ao financiamento de necessidades de tesouraria), a Linha Específica "Apoio Turismo 2021 – Investimento” (financiamentos bancários de curto, médio e longo prazo para operações destinadas a financiar investimento em ativos fixos corpóreos e incorpóreos, que concorram para o desenrolar da atividade da mesma) e a Linha Específica "Apoio Turismo 2021 – Garantias bancárias” (garantias bancárias prestadas a favor de terceiras entidades, nacionais ou estrangeiras, que assegurem a boa execução de investimentos ou de eventos, ou o cumprimento de obrigações de pagamento).

As empresas da fileira do Turismo podem dar início à sua candidatura à Linha de Apoio ao Turismo diretamente através da Norgarante.

Ver todas as noticias