descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Notícias

Linha de Financiamento ao Setor Social
Economia Social mais apoiada nos seus investimentos

2023-05-24

As Entidades da Economia Social (EES) que sejam Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ou entidades equiparadas sem fins lucrativos e que apresentem uma situação líquida positiva no último balanço aprovado podem contar a partir de agora com a nova  Linha de Financiamento ao Setor Social.

Com uma dotação global de 120 milhões de euros, esta nova linha permite às EES, ou equiparadas, candidatarem-se a um financiamento máximo de 1,5 milhões de euros, por um prazo de 10 anos extensível até 15, para financiar os seus projetos quer no âmbito transição ambiental, quer no âmbito da requalificação de equipamentos sociais.

As operações de financiamento que ocorrerem no âmbito desta linha contam com um período de carência de capital de 36 meses e com um spreadmáximo que oscila entre 1,00% e 1,75%, em função da maturidade do empréstimo, sendo que as operações contratadas contam ainda com garantia mútua até 80% do capital em dívida.

Para as EES poderem beneficiar desta Linha, devem estar  localizadas em território nacional, com atividade principal enquadrável, e cumprir cumulativamente com os requisitos que se encontram descritos no documento de divulgação.

Ver todas as noticias