descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Notícias

Linha FIS Crédito: 50 milhões de euros para financiar a inovação e o empreendedorismo social

2020-07-24
FIS Crédito
Já se encontra disponível para candidaturas as nova Linha FIS Crédito destinada a micro, pequenas e médias empresas e entidades da economia social. Integrada no Fundo Inovação Social (FIS) tem como objetivo facilitar o acesso ao financiamento de iniciativas de inovação e empreendedorismo social que desenvolvam respostas inovadoras, impactantes e sustentáveis para a resolução de problemas societais.

Com uma dotação de 50 milhões de euros, esta nova linha, garantida e bonificada, tem como objetivo facilitar o acesso ao financiamento bancário e melhorar as condições de financiamento das iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social.

Previamente à solicitação do financiamento bancário, as empresas e entidades devem solicitar a qualificação do seu projeto como IIES (Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social) junto da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, sendo objeto de financiamento as iniciativas localizadas nas regiões NUTS II do Norte, Centro e Alentejo.

O financiamento pode chegar aos 2,5 milhões de euros por operação e um prazo de até dez anos, incluindo 3 anos de carência de capital.

Os apoios públicos no âmbito da linha incluem a obtenção de uma garantia mútua de até 80%, a bonificação parcial da taxa de juro contratada e a bonificação integral da comissão de garantia mútua. 

Entre as operações elegíveis encontram-se o investimento novo em ativos fixos tangíveis, gastos com pessoal, fornecimentos e serviços externos, entre outros, que não podem estar concluídos ou totalmente executados na data do pedido de financiamento junto da Instituição de Crédito.

Para mais informações consulte a página do Fundo para a Inovação Social gerido pela PME Investimentos – Sociedade de Investimento, ou contacte uma das agências Norgarante.
Ver todas as noticias