Notícias
Muda o ano e o ‘Brexit’ fica consumado finalmente
2020-12-21
Quando mudar o ano, o ‘Brexit’ ficará consumado. É que a 31 de dezembro termina o período de transição consignado no acordo de saída do Reino Unido da União Europeia. Mesmo assim, subsistem dúvidas e incertezas, fruto de um arrastado processo negocial entre o Governo britânico e a Comissão Europeia para fechar um acordo comercial que acomode os interesses das duas partes.
Com uma posição relevante na balança comercial portuguesa, o Reino Unido foi o quarto cliente das exportações portuguesas de bens em 2019, com uma quota de 6,1%, e é um fornecedor relevante do país (2,6%), ocupando o 8.º lugar ao nível das importações.
As autoridades britânicas têm declarado que pretendem manter o bom relacionamento económico que há séculos une Portugal e o Reino Unido, enquanto o Governo português tem apostado em continuar a captar investimento britânico para o nosso país. Para tanto, tem promovido no território britânico a produção nacional nos domínios do agroalimentar, moda e calçado, automóvel, saúde, têxtil e construção, destacando também os 26 projetos que investidores britânicos concretizaram nos últimos dois anos, em especial nos sectores tecnológico e imobiliário.
Num tempo de grande volatilidade informativa sobre o tema, nada melhor do que empresários e gestores se manterem atentos ao evoluir da situação através dos websites oficiais. E tratando-se de uma empresa com relações comerciais com o Reino Unido, valerá a pena ter em conta esta "Lista de controlo de preparação para o ‘Brexit’”, da Comissão Europeia.
Links sugeridos: