descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Notícias

Norgarante supera os 10 mil M€ de garantias no ano da maioridade

2021-02-22
Empresas

Se fosse uma pessoa, a Norgarante – Sociedade de Garantia Mútua teria razões de sobra para festejar a entrada na maioridade. E provavelmente fá-lo-ia com todos os seus parceiros de negócio, a começar pelas 62.327 micro, pequenas e médias empresas das regiões Norte e Centro Norte que já beneficiaram das mais de 161 mil garantias que emitiu desde 2002 até final de 2020. Os representantes das instituições bancárias, com certeza, também não faltariam, dado o relacionamento há muito existente.

No último exercício foi transposta a fasquia dos 10 mil milhões de euros em garantias emitidas ao longo de 18 anos de atividade. Assim se escreveu mais um tópico relevante no ‘facts and figures’ da Garantia Mútua em Portugal. Na vida de uma pessoa, seria de festejar.

Mas, na vida empresarial nem sempre é assim. Os tempos são de superação e resiliência, pelo que a Norgarante continuará focada no apoio ao financiamento, investimento produtivo e ao emprego. Foi o que, aliás, aconteceu no ano transato, em resultado da sua participação na operacionalização dos apoios públicos ao tecido empresarial da Região Norte e dos distritos mais a Norte da Região Centro (Aveiro, Guarda e Viseu) para defesa do emprego e manutenção da atividade económica em contexto de crise pandémica.

A Norgarante garantiu mais de 3,15 mil milhões de euros, tendo chegado a 31 de dezembro com uma carteira viva superior a 4,27 mil milhões de euros de garantias e cerca de 36 mil entidades apoiadas.

Na verdade, a produção de 2020 da maior sociedade de garantia mútua portuguesa permitiu apoiar o emprego de 345.513 pessoas e viabilizar a contratação de um total de financiamento que supera os 3,9 mil milhões de euros. Só assim as 24.281 micro e PME e entidades do terceiro sector apoiadas ao longo do último ano puderam fazer investimentos de mais de 4 mil milhões de euros.

Comparativamente a 2019, Norgarante chegou ao fim de 2020 a crescer em todos os principais indicadores de atividade: uma carteira com mais de 28 mil operações contratadas, mais 10 mil entidades apoiadas e mais de 64 mil empregos defendidos ou criados.

O comércio por grosso e a retalho – com exceção das empresas de assistência e venda de automóveis e motociclos – e a indústria metalúrgica foram os sectores que mais beneficiaram, à escala regional, das garantias contratadas com a Norgarante em 2020: 8.159 operações num montante agregado acima dos 846 milhões de euros. De registar, igualmente, o recurso das empresas de restauração e negócios similares à garantia mútua, em linha com o que se tem verificado no país e fruto dos apoios específicos lançados pelo Governo:  3.194 contratos firmados, envolvendo mais de 162 milhões de euros.

Para os resultados obtidos contribuíram o conjunto alargado de linhas de crédito de apoio à economia COVID-19 que foram sendo lançados durante o ano passado (22.213 garantias emitidas e mais de 2,54 mil milhões de euros mobilizados). Logo a seguir vêm a Linha de Crédito Capitalizar 2018 (5.269 garantias e mais de 387 milhões de euros), a Linha de Crédito Capitalizar Mais (648 garantias e mais de 144 milhões de euros), as garantias financeiras ao abrigo de diferentes medidas de mitigação dos efeitos das crise económica provocada pela pandemia, a Linha de Apoio ao Desenvolvimento de Negócio 2018  (170 garantias e mais de 12 milhões de euros) e outras linhas do portefólio das três sociedades de garantia mútua portuguesas de âmbito geral (28.431 garantias emitidas e mais de 3,15 mil milhões de euros); no caso, a Norgarante, a Lisgarante e a Garval.


Ver todas as noticias