descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Notícias

O Fundo Faber Blue Pioneers é o primeiro investimento aprovado pelo Portugal Blue

2021-11-17
Faber Blue Pioneers Fund

O Faber Blue Pioneers Fund irá investir em empresas da economia azul. É o primeiro fundo aprovado para investimento pelo programa Portugal Blue, uma parceria entre o Fundo Europeu de Investimentos (FEI), o Banco Português de Fomento (BPF) e o Governo português, através do Fundo Azul, que tem o objetivo de assegurar o financiamento a projetos para o desenvolvimento da economia do mar.

O programa Portugal Blue é gerido pelo BPF e tem 50 milhões de euros de capital até 2026, alavancando 25 milhões de euros de capitais privados, num total de 75 milhões de euros para investir na economia azul sustentável em Portugal.

O Faber Blue Pioneers Fund investe em startups em fase inicial, desenvolvendo soluções inovadoras de deep tech (tecnologia de profundidades) que contribuem para um impacto positivo na sustentabilidade do oceano e na ação climática. O fundo pretende aplicar 30 milhões de euros, que inclui o financiamento do Portugal Blue, e de investidores institucionais como a Sociedade Francisco Manuel dos Santos (através da Movendo Capital), a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Champalimaud.

O objetivo é investir num portfólio de 20 a 25 empresas em fase inicial, que desenvolvam soluções inovadoras de alta tecnologia com ambição global, em áreas como a biotecnologia azul, inovação alimentar e aquacultura sustentável, tecnologias para a limpeza dos oceanos, robótica e sensores ou a descarbonização de múltiplas indústrias.

O Faber Blue Pioneers Fund será gerido pela Faber Capital, com uma nova equipa de investimento dedicada liderada por Rita Sousa e Carlos Esteban como parceiros do fundo e por Bruno Ferreira como parceiro de risco. A equipa é ainda formada pelo consultor estratégico sênior Tiago Pitta e Cunha (CEO da Fundação Oceano Azul) e as consultoras científicas Susana Moreira e Joana Moreira da Silva (oficiais de ciência e inovação da Ciimar), entre outros cientistas, fundadores e especialistas do setor.

Ver todas as noticias