Notícias
PME: Protagonistas da Economia em Portugal
2025-05-23
As pequenas e médias empresas continuam a ser o pilar central da economia portuguesa, e a recente distinção de mais de 13 mil empresas com o estatuto de PME Líder 2024 é uma prova clara da sua resiliência e mérito. Este reconhecimento, atribuído pelo IAPMEI em parceria com o Turismo de Portugal, a banca e o Grupo Banco Português de Fomento (BPF), representa mais do que um selo de excelência: é o reflexo de estratégias sólidas, perfis de risco equilibrados e contributos decisivos para a criação de emprego e riqueza em todos os setores de atividade.
Neste contexto, importa destacar o papel do Sistema Nacional de Garantia Mútua, integrado no Grupo BPF, enquanto instrumento essencial para facilitar o acesso ao financiamento, reduzindo o risco para os financiadores e promovendo o investimento empresarial. As linhas de crédito com garantia mútua continuam a ser decisivas na resposta aos desafios de tesouraria, inovação e internacionalização. Neste momento em que tantas empresas procuram escalar os seus modelos de negócio, é urgente garantir que os processos de candidatura sejam mais simples, rápidos e eficazes,promovendo uma maior previsibilidade e confiança por parte dos empresários.
Com o objetivo de facilitar o acesso ao financiamento, a Garantia Mútua, em colaboração com o Banco Português de Fomento, implementou no primeiro trimestre de 2025 um conjunto de melhorias nas linhas de Garantias BPF InvestEU. Entre as principais novidades estão as garantias pré-aprovadas para 125 mil empresas, a simplificação do processo de candidatura — agora com apenas quatro documentos obrigatórios — e uma resposta mais célere, com decisão pelas SGM em até 48 horas úteis e contratualização concluída em cinco dias úteis, após receção de toda a documentação. Além da maior eficiência, as condições tornaram-se também mais competitivas. Como resultado, em pouco mais de um mês foram emitidas mais de 2.000 garantias, correspondendo a um financiamento superior a 500 milhões de euros.
É neste cruzamento entre financiamento acessível, reconhecimento de mérito e compromisso com a sustentabilidadeque está o futuro das PME portuguesas. Cabe-nos a todos – setor público, entidades financeiras, associações empresariais e empresas – continuar a criar condições para que este ecossistema floresça.
Uma coisa é certa, o Sistema Nacional de Garantia Mútua, continuará, como sempre, ao lado dos empresários que todos os dias definem o rumo da economia portuguesa.