descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Notícias

Turismo de Portugal lança Programa Empresas Turismo 360

2021-12-16
O Turismo de Portugal lançou o Programa Empresas Turismo 360, uma medida inscrita no Plano "Reativar o Turismo. Construir o Futuro” que pretende colocar as empresas no centro do processo de transformação sustentável do setor. O objetivo é acelerar o processo de incorporação dos indicadores Environmental, Social and Corporate Governance (ESG) nas organizações, desafiando as empresas a reequacionarem as suas práticas ambientais, sociais e de governança.

O Programa Empresas Turismo 360 aposta em ações que incluem a capacitação das empresas do turismo para a incorporação dos indicadores ESG nos respetivos processos de gestão, a disponibilização de instrumentos de monitorização, de modelos de relatórios de sustentabilidade e a promoção do reconhecimento público das organizações.

Numa primeira fase, as 19 entidades parceiras do Programa Empresas Turismo 360 irão dar o seu contributo na definição dos indicadores que deverão ser adotados pelas empresas e que permitirão medir o compromisso de cada uma com as dimensões ESG.

A partir de janeiro de 2022, o Turismo de Portugal compromete-se a capacitar o setor através de ações de formação periódicas que irão manter-se ao longo de todo o programa. A estimativa é que, durante o próximo ano, cerca de 2.000 empresas frequentem estas ações de capacitação. No próximo ano, deverá, também, ser lançada uma plataforma Empresas Turismo 360, para permitir que as empresas consigam monitorizar diretamente o seu compromisso com os indicadores ESG definidos e, assim, obter o seu Relatório de Sustentabilidade. Por fim, será criada da distinção Empresa Turismo 360, um selo atribuído pelo Turismo de Portugal às empresas que demonstrem o seu compromisso com a sustentabilidade, em todas as suas vertentes.

Ver todas as noticias