descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Notícias

Apoio à Tesouraria de Microempresas do Turismo – COVID-19

2020-03-19
Apoio Turismo Portugal – COVID-19

Linha de apoio à tesouraria para microempresas do turismo - COVID-19 é uma nova linha de financiamento dirigida às microempresas turísticas que demonstrem reduzida capacidade de reação à forte retração da procura que se tem registado, devido aos efeitos do novo coronavírus. 

dotação da Linha ascende a 60 milhões de euros e o apoio financeiro corresponde a €750 mensais por cada posto de trabalho, existente na empresa a 29 de fevereiro de 2020, multiplicado pelo período de três meses, até ao montante máximo de €20.000. Em julho, a empresa terá de apresentar o documento comprovativo da manutenção dos postos de trabalho que existiam em fevereiro deste ano.

O financiamento assume natureza de incentivo reembolsável, sem juros remuneratórios associados, sendo o prazo máximo da operação de 3 anos a contar da data de celebração do contrato, incluindo um período de carência de capital de 12 meses.

São beneficiárias deste apoio as microempresas – empresas com menos de 10 postos de trabalho e cujo volume de negócios anual ou balanço total anual não excede 2 milhões de euros do setor do Turismo – com Certificação PME obtida no Portal do IAPMEI e que exerçam, em território nacional, atividades turísticas previstas na listagem de códigos CAE elegíveis, entre outras condições de acesso. A linha contempla também os empresários em nome individual que operam no sector do turismo.

As candidaturas devem ser apresentadas no Portal Business do Turismo de Portugal, através de formulário disponível no Sistema de Gestão de Projetos de Investimento (SGPI).

Saiba mais em Portal Business do Turismo de Portugal ou através dos contactos da Linha de Apoio a empresários e empreendedores do setor do Turismo(email apoioaoempresario@turismodeportugal.pt ou telefone 808 209 209).

Ver todas as noticias