descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Notícias

Internacionalização via E-commerce: Aberto concurso para dinamizar as exportações online

2022-09-25

Está a decorrer o concurso para projetos no âmbito da medida «Internacionalização via E-commerce» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), dimensão Digital, Componente C16 - Empresas 4.0.

Esta medida tem uma dotação total de 23 milhões de euros, e visa dinamizar as exportações online de produtos e serviços portugueses, concedendo apoio às PME para os seus projetos individuais de internacionalização digital. A finalidade é apoiar projetos que promovam a presença direta das PME nos canais online, designadamente a criação de lojas próprias e/ou adesão a marketplaces, bem como o desenvolvimento de campanhas de promoção online.

A medida «Internacionalização via E-Commerce» apoia as empresas portuguesas em duas tipologias: Novas Exportadoras (PME a iniciar a sua internacionalização através de canais digitais), que prevê despesas elegíveis entre 10 mil euros e 25 mil euros; e Mais Mercados (diversificação de mercados para PME que já tenham experiência internacional consolidada através de canais digitais), despesas elegíveis entre 25 mil euros e 85 mil euros. O apoio a conceder reveste a forma de incentivo não reembolsável, calculado através da aplicação às despesas elegíveis de uma taxa de 50%. As candidaturas terão de ser efetuadas através de formulário eletrónico próprio no Balcão dos Fundos

O reforço da digitalização nas empresas e na sociedade é uma das prioridades do PRR como o objetivo de aproximar o país da realidade europeia e reforçar a inclusão digital. Os projetos realizados com o apoio do Estado fizeram com que Portugal subisse uma posição na edição de 2022 do índice da Economia e Sociedade Digital Index (DESI). Portugal ocupa, agora, o 15.º lugar entre os 27 Estados-Membros da EU e a estratégia de transformação digital de Portugal e o plano de ação de 21 de abril de 2020 que definiram a inclusão digital, são elogiados pela Comissão Europeia neste índice.
A Finlândia, a Dinamarca, os Países Baixos e a Suécia continuam a ser os pioneiros da União na transformação digital.

Ver todas as noticias