descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Notícias

PRR Transição Digital: avisos abertos

2022-05-11
PRR Transição Digital

Rede Nacional de Test Beds com candidaturas até 17 de junho e Aceleradoras de Comércio Digital até dia 1 de julho

Estão a decorrer os avisos para as candidaturas à criação da Rede Nacional de Test Beds e para projetos de Aceleradoras de Comércio Digital, duas iniciativas que se enquadram no Sistema de Incentivos Empresas 4.0, promovida pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a Transição Digital do país.

O concurso para a criação da Rede Nacional de Test Beds prevê o desenvolvimento de infraestruturas que disponibilizem as condições necessárias às empresas para o teste de novos produtos e serviços, em espaço físico ou via simulação virtual. No total estão alocados 150 milhões de euros de apoio do PRR, e cada candidatura poderá receber até cerca de 7,5 milhões de euros.

A apresentação das candidaturas poderá ser feita através de um formulário eletrónico, em www.iapmei.pt, até 17 de junho de 2022. E todas as informações sobre o concurso estão disponíveis em  IAPMEI – C16 | Empresas 4.0 e Estrutura de Missão Portugal Digital, FAQ Rede Nacional de TestBeds, Aviso do concurso para a Rede Nacional de TestBeds.

O objetivo desta medida é criar uma rede de infraestruturas colaborativas que impulsione e multiplique o número de pilotos de produtos comercialmente viáveis, ao mesmo tempo que partilha conhecimento através de casos de estudo. Isto contribuirá para a aprendizagem de metodologias digitais e tecnológicas por parte das PME e Startups portuguesas, assim como para a aceleração do desenvolvimento das suas inovações. O apoio será atribuído a empresas responsáveis pela criação e operação da Test Bed, sejam elas de qualquer dimensão ou forma jurídica, setor privado ou público. O financiamento poderá variar entre 50% e 90%, dependendo do tipo de despesa, da localização e do valor de apoio transferido para as PME e Startups aderentes.

O Governo lançou ainda o concurso para projetos de criação de Aceleradoras de Comércio Digital. No âmbito desta medida serão criadas 25 Aceleradoras, com impacto em, pelo menos, 30 mil PME. O concurso conta com 55 milhões de euros de investimento e destina-se a consórcios de associações empresariais, ou similares, e as candidaturas decorrem até 1 de julho. Os projetos têm de estar concluídos em 2025.

As Aceleradoras de Comércio Digital têm por principal missão desenvolver os modelos de negócio das empresas do comércio e serviços abertos ao consumidor, bem como incentivar a adoção de tecnologias digitais, e as candidaturas submetidas a concurso serão valorizadas em função da sua abrangência territorial e capacidade de envolver agentes locais, designadamente dos setores do comércio e dos serviços abertos ao consumidor.

A apresentação das candidaturas é efetuada napágina do IAPMEI através de formulário eletrónico.

As condições podem ser consultadas no Aviso do concurso.

Ver todas as noticias