descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Notícias

Responsabilidade Social: Norgarante reforça apoio junto da comunidade civil

2021-01-24
Responsabilidade Social Norgarante

No ano de 2020, a Norgarante reforçou o seu Programa de Responsabilidade Social, com a criação de um grupo de trabalho, o #RSENorgarante, assim como alargou o seu apoio a várias organizações e projetos de cariz social que têm respondido a um número cada vez maior de pedidos de ajuda como resultado da crise sanitária.

O grupo de trabalho #RSENorgarante tem como principal missão a de implementar ações de voluntariado junto de um painel de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) com as quais já existe um histórico de ações de apoio desde 2010.

Com o prolongamento das restrições resultantes da pandemia, foram as IPSS as primeiras organizações a confrontarem-se com um conjunto de desafios estruturais e financeiros que as impede de dar uma resposta de qualidade compatível com o crescente número de pedidos de apoio.

Consciente destas dificuldades e constrangimentos, o grupo #RSENorgarante promoveu uma campanha de recolha de bens que contou com o empenho de toda a equipa da Norgarante, tendo conseguido angariar mais de 900 peças de vestuário e calçado de criança e adulto, mais de 375 brinquedos, jogos e livros e mais de 150 kg de alimentos e produtos de higiene. Deste modo garantiu-se um auxílio suplementar a quatro instituições de solidariedade social que nas suas valências incluem apoio à infância e acolhimento de crianças, apoio aos sem abrigo e distribuição de bens alimentares a famílias carenciadas.

Alargamento de donativos a 18 instituições

O projeto de responsabilidade social permitiu, igualmente, a atribuição de donativos financeiros a 18 IPSS da zona Norte e Centro Norte do país, área de atuação da Norgarante,  nomeadamente: a Associação Acreditar – Núcleo Regional Norte, Associação de Apoio à Criança em Guimarães, Associação Nomeiodonada, C.A.S.A. – Centro de Apoio ao Sem-Abrigo, Casa do Regaço-Cruz Vermelha, CASCI – Centro de Ação Social do Concelho de Ílhavo, Centro Social Padre David de Oliveira Martins, Confraria de Santo António de Viseu, Florinhas do Vouga, Fundação José Carlos Godinho Ferreira de Almeida, Lar de Sant’ana, APCG – Associação Paralisia Cerebral de Guimarães, Património dos Pobres da Freguesia de Ílhavo, Criança Diferente – Associação de Amigos, Instituto do Bom Pastor Haurietis Aquas e Associação de Solidariedade Social de Lever, tendo sido alargado o apoio a Associação Novo Futuro e Associação de Apoio 4 Corações.

Conheça a missão e os projetos de cada instituição aqui.

Projeto SOS-Coronavírus

Porém, não foram apenas as IPSS a sentir dificuldades num ano pautado por uma crise pandémica. A sociedade civil, as empresas, as associações empresariais e as instituições financeiras, como o Sistema Nacional de Garantia Mútua deram as mãos para apoiar uma das mais relevantes iniciativas no âmbito da responsabilidade social levadas a cabo no Norte do país. Denominada SOS-Coronavírus, a ação promovida pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), em parceria com a Ordem dos Médicos, destinava-se a responder, prioritariamente, à escassez de equipamentos médicos de combate à pandemia Covid-19 nos hospitais do Serviços Nacional de Saúde. Os fundos recolhidos viabilizaram a criação de unidades de isolamento tão necessárias ao tratamento de doentes com doenças infectocontagiosas, bem como se destinaram a apoiar o Banco Alimentar contra a Fome na situação de emergência social que os portugueses enfrentam e que se tem vindo a revelar particularmente difícil desde março e abril de 2020.

Ver todas as noticias