descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Notícias

Roadshow da Competitividade
Sessão em Viseu anima empresários da Região

2022-09-28

Foi em ambiente descontraído que a AIRV - Associação Empresarial da Região de Viseu acolheu mais uma sessão do Roadshow da Competitividade, no passado dia 26 de setembro. Perante uma audiência atenta e interessada, o presidente da AIRV, João Cotta, abriu a sessão felicitando a iniciativa conjunta da Norgarante e da AEP- Associação Empresarial de Portugal e reforçou a importância da sensibilização e incentivo junto das empresas para as questões da descarbonização e da economia circular, "é tempo de as empresas tomarem consciência e agirem, antecipando cenários regulatórios e potenciando o aumento da competitividade”, afirmou.

Paula Silvestre, diretora da área de Competitividade e Formação da AEP, na sua apresentação deu a conhecer os resultados do projeto Ecoeconomy 4.0 e do seu propósito de dar a conhecer as melhores práticas de sustentabilidade e circularidade que afirmou serem "um desafio, mas também o futuro”. Este projeto, levado a cabo pela AEP, desenvolveu um conjunto de ferramentas que disponibiliza a todas as empresas, de forma gratuita, na plataforma digital criada para esse efeito. "Há empresas que efetivamente desconhecem o estádio em que se encontram no que diz respeito a estas questões e por isso a AEP recomenda que se socorram, desde logo, das ferramentas de autodiagnóstico para aferirem do seu grau de maturidade em termos de sustentabilidade. Esse diagnóstico, em função das respostas, faz um conjunto de recomendações que, ao que as empresas nos reportam, se têm revelado muito uteis para um percurso de mudança”, salientou Paula Silvestre.

Fernando Silva, sub-diretor comercial da Norgarante, corroborou a visão da AEP e destacou aLinha de Crédito para a Descarbonização e Economia Circular e as suas condições excecionais como instrumento para o cumprimento da Agenda Verde, reforçando ainda que a Norgarante, através das suas várias equipas nas cinco agências nas cidades de Viseu, Aveiro, Porto e Braga, apoia as empresas na identificação das soluções de financiamento mais adequada, além de colaborar na montagem da operação. "Estamos disponíveis e próximos das empresas, basta que nos liguem para qualquer uma das nossas agências”, afirmou no final da sua apresentação.

Num período de perguntas e respostas, a audiência colocou questões aos três oradores e sugeriu novas abordagens a estas questões. Às inquietações dos participantes, Paulo Sousa, diretor geral da AIRV afirmou que "a Associação está atenta e vai envidar todos os esforços para apoiar os empresários da região neste percurso de transição e implementação de melhores praticas de sustentabilidade e circularidade com vista à meta da descarbonização”.

Ver todas as noticias