descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Notícias

SI Inovação injeta 1,2 mil milhões na economia

2019-08-28
SI Inovação Garantia Mútua
O primeiro concurso do novo Sistema de Incentivos à Inovação (SI Inovação) apoiou 602 projetos em todo o País, num investimento global superior a 1,2 mil milhões de euros. Esta ferramenta financeira, que tem como principal característica a articulação entre os fundos comunitários e as instituições bancárias, sendo estas últimas a fonte do financiamento atribuído às empresas e as avaliadoras da viabilidade financeira dos projetos, foi renovada para reforçar o investimento em novos produtos ou na melhoria de processo.

O SI Inovação está concentrado nas regiões Norte, Centro e Alentejo, onde o conjunto de projetos soma um investimento empresarial de 256 milhões de euros em territórios de baixa densidade e, com base em estimativas resultantes dos projetos apoiados, as empresas beneficiárias deverão ter aumentos anuais das exportações no valor de 1,9 mil milhões de euros, criando mais 9400 postos de trabalho em todo o País.

O apoio total que as empresas recebem através do SI Inovação é de 567 milhões de euros, cobrindo 46% do investimento a realizar. No novo formato, as empresas são apoiadas através de subsídio direto do SI Inovação de 350 milhões de euros, e de empréstimos bancários de 217 milhões de euros, cuja garantia parcial e os juros são assumidos pelo Portugal 2020 (PT 2020).

As PME podem recorrer a esta ferramenta com o apoio da garantia mútua, através da Linha Capitalizar Mais - Novo SI Inovação, que financia parte do investimento apresentado ao SI Inovação e tem um montante global de 1.000 milhões de euros.
Ver todas as noticias