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Apoio ao Desenvolvimento de Negócio

LOUROPEL

 

"A realização do sonho no mundo dos botões só é possível com empenho, inovação constante, parcerias duradouras e de confiança, como é o caso da Louropel/Norgarante.”
Avelino Rego

 

Falar com os botões é o que a Louropel faz todos os dias, há já quase seis décadas, em Louro, freguesia onde os verdes minhotos de Vila Nova de Famalicão são fonte de inspiração e criatividade.

Todos os dias são 12 milhões de botões que saem da produção, prontinhos para espreitar para "fora das casas” talhadas nos tecidos delicados e finos ou nos mais quentes e grossos. Há botões de todas as cores, tamanhos e feitios na Louropel para serem escolhidos por designers de moda de todo o mundo.

Os materiais em que são produzidos são variados, mas mais recentemente a empresa desenvolveu um processo de produção de botões a partir de material reciclado, que contempla desde os próprios resíduos dos botões tradicionais de poliéster, até aparas de madeira, borras de café, etc., num sem número de produtos. Este novo tipo de produtos, mais ecosustentáveis, já representa 25% da produção e resultam de um forte investimento em investigação e desenvolvimento, projeto que aliás mereceu o apoio do Estado Português.

O projeto de ampliação e inovação da Louropel irá aumentar significativamente as instalações, criar novas secções, ampliar o número de linhas de produção e alterar os processos de produção de produtos exclusivos da empresa, devidamente protegidos pela patente internacional de produção de botões ecológicos.

Este investimento em I&D, no qual as parcerias com  as Universidades e Centros de Investigação para o desenvolvimento de botões reciclados desempenham um papel relevante, permite à  Louropel a diferenciação da oferta relativamente aos mais diretos concorrentes - italianos e turcos -  consolidando a sua posição de liderança no mercado internacional, aumentando o seu portefólio de produtos, gamas de produtos e diversificando a oferta para mais nichos de mercado de valor acrescentado (botões ecológicos e botões de produtos naturais).  Este projeto reforça a aposta em trabalho altamente qualificado, envolvendo a criação de cerca de uma dezena de novos postos de trabalho.

A empresa de raiz familiar de Famalicão, que já vai na segunda geração, exporta para 40 países, com destaque para a Europa e Estados Unidos. Aliás, a Louropel orgulha-se de ter conquistado como seu cliente o Exército dos Estados Unidos.