descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Somani

O conforto do algodão



 "Um parceiro de longo prazo, uma relação para além da conjuntura.”
Miguel Sousa, Diretor Financeiro

O ano de 1985 mudou o rumo da História de Portugal, com a Comunidade Europeia a abrir as portas ao nosso país. Um ano depois, em 1986, a Somani, sedeada numa freguesia de Santo Tirso, distrito do Porto, iniciou a sua atividade a pensar na Europa, num setor com história e tradição de qualidade em Portugal, o têxtil.

No início da sua atividade a Somani oferecia essencialmente felpos – toalhas, roupões, etc. – no entanto, o mercado e o dinamismo da administração fez crescer a oferta da empresa por forma a fornecerem vários segmentos de mercado de uma forma vertical e complementar.

A Europa é o destino principal das suas exportações que representam cerca de 70% do volume de negócios. Estando presente em todos os países da EU, a Somani trabalha com todos os canais de distribuição - cadeias de lojas, grandes armazéns, marcas e hipermercados, lojas online. Nos últimos tempos a empresa tem preparado a sua produção para trabalhar com clientes que vendem no canal online e que já representam uma parte importante da sua produção.

A Somani detém uma experiência de cerca de 40 anos que lhe granjeou o reconhecimento do mercado, nacional e internacional. Com uma carteira de clientes bem sedimentada e parcerias consolidadas para uso de diversas imagens e marcas protegidas, a Somani aposta em elevados padrões de qualidade, o que reforça a confiança dos seus principais clientes.

Para a manutenção da qualidade dos seus produtos muito contribui o investimento em desenvolvimento interno de novos produtos e coleções, contando para tanto com o departamento interno de design, criação e desenvolvimento de protótipos em estreita colaboração com os clientes.

A aposta na produção de felpo com características de sustentabilidade únicas (knittedterry), por exemplo, resultou num produto diferenciado e adaptado às tendências atuais do mercado. Energeticamente eficiente, durável (dura 2 a 3 vezes mais que o felpo convencional tecido), reduz o consumo de água (tendo a capacidade de secar até 40% mais rápido), diminui o consumo de algodão no processo de fabricação, materializando assim a consciência ECO global.

Contando com uma equipa de mais de meia centena de colaboradores, a Somani preocupa-se com a sustentabilidade do seu negócio e com a preservação do meio ambiente razão pela qual toda a sua gama de produtos em algodão orgânico é detentora da certificação Global Organic Textile Standard – GOTS, para além da Oeko-tex Standard 100 e do certificado Business Social Compliance Initiative - BSCI.

 

 Informação cedida pela empresa. Para saber mais, por favor consulte: www.somani.pt